O que causa Ejaculação Precoce?

A ejaculação precoce é um problema que acomete milhões de homens e causa muita insegurança e insatisfação sexual. Embora poucos homens admitam o problema, é estimado que um a cada três homens sofra com essa condição. É considerada ejaculação precoce quando o homem alcança o orgasmo muito antes do esperado durante a relação sexual. É natural que isso aconteça uma ou outra vez durante a vida, porém se torna um motivo de preocupação quando o problema é recorrente.

O que causa Ejaculação Precoce?

Por mais que a medicina tenha avançado consideravelmente nas últimas décadas a causa da ejaculação precoce ainda não é conhecida com exatidão, mas acredita-se que ela acontece em função de fatores biológicos e psicológicos.

Os fatores psicológicos mais comuns associados a ejaculação precoce são:

1 – Uso de medicamentos psicotrópicos

Alguns medicamentos podem causa ejaculação precoce. Para saber se o problema está associado a medicação é necessário analisar se os episódios de ejaculação precoce começaram depois do início do tratamento ou se já era um problema recorrente. Se começou com a medicação é indicado procurar o médico e solicitar a possível troca do medicamento e/ou adaptação da dosagem. Se já acontecia, não tem relação com o remédio e pode ser uma das causas listadas abaixo.

É importante não interromper o tratamento sem a orientação médica.

2 – Ansiedade

Essa é a causa principal da ejaculação precoce. A ansiedade faz com que os níveis de adrenalina subam rapidamente desde o início da excitação e resulta em ejaculação precoce. É normal acontecer durante a adolescência ou em casos específicos, como quando o homem fica muito tempo sem sexo ou se quer impressionar a mulher. É motivo de preocupação quando acontece com frequência.

A ansiedade pode não ter ligação direta com a relação sexual em si, pode ser por problemas no trabalho ou dificuldades financeiras, por exemplo.

3 – Problemas de relacionamento

Nesses casos o problema pode também estar associado à ansiedade, além disso, o estresse também provoca uma descarga de adrenalina e o resultado é a ejaculação precoce. Se o homem ejacula antes do esperado uma vez ele pode ficar nervoso nas próximas com medo de repetir a situação e acabar agravando o problema, pois ficará ainda mais estressado.

A cobrança da mulher também pode contribuir para isso e fazer com que o homem se sinta inferior e inseguro. O problema pode ser resolvido com muito diálogo, terapia e o uso de medicamentos para auxiliar.

Os fatores biológicos mais comuns são:

  • Sistema ejaculatório com atividade anormal
  • Neurotransmissores com níveis acima do normal
  • Hormônios com níveis acima do normal
  • Problemas da tireoide
  • Fatores genéticos
  • Infecção ou inflamação na uretra e na próstata
  • Problemas no sistema nervoso causado por cirurgias ou experiências que resultaram em trauma

Em todos esses casos é necessário consultar um médico e realizar exames específicos para identificar o problema e descobrir qual será o melhor tipo de tratamento.

Fatores considerados de risco

Entenda quais são os fatores que podem fazer com que a ejaculação precoce seja frequente:

  • Estresse: quando há instabilidade mental ou emocional é mais difícil se manter relaxado e concentrado.
  • Disfunção erétil: a dificuldade de manter ou ter ereção pode resultar em ejaculação precoce, principalmente pelo medo de não conseguir manter a ereção até o final da relação sexual.
  • Algumas doenças pré-existentes podem contribuir com a ocorrência do problema, como por exemplo, doenças cardíacas.

Principais sintomas da Ejaculação Precoce

A ejaculação precoce pode acontecer até mesmo durante a masturbação. Os médicos classificam o problema em categorias: primária e secundária.

A primária envolve problemas recorrentes durante a vida do homem como dificuldade de manter a ereção por mais de um minuto durante a relação sexual, não conseguir retardar a ereção e estresse.

Na categoria secundária estão os mesmos sintomas da primária, porém o paciente não conviveu com esses sintomas durante toda a sua vida, eles apareceram em um momento específico na vida do homem. Até então, ele tinha uma vida sexual bastante satisfatória e nunca apresentou problemas.

A ejaculação precoce tem tratamento, mas muitos homens sentem vergonha e não procuram ajuda, levando a um sofrimento desnecessário.

A falta de tratamento leva a insatisfação sexual, problemas de relacionamento, insegurança, baixa autoestima e agrava ainda mais o problema inicial.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply